A coluna lombar é um seguimento da nossa coluna vertebral, como ilustrado ao lado, composta por cinco vértebras, tendo seus corpos vertebrais mais volumosos que as demais vértebras que fazem parte da coluna vertebral, característica essa, atribuida por esse seguimento suportar mais peso corpóreo, devido a disposição articular, a coluna lombar tem uma predominância nos movimentos de flexo e extensão, assim como os corpos vertebrais são mais volumosos, os discos intervertebrais, tambem possuem essa mesma característica, esses são responsáveis por amortecerem as cargas impostas sobre o seguimento, como podemos observar ao lado, a coluna lombar anatomicamente está relacionada com o sacro, ossos do quadril e não sendo mostrado na foto, tambem com a coluna torácica, importantes relações que sempre ao tratarmos disfunções ou sintomas lombares, não podemos esquecer de avaliar tambem as adjacências e outras relações.
Lombalgia
Devido as sobrecargas, condições degenerativas, fixações articulares, disfunções de mobilidade, a coluna lombar pode apresentar, sinais e sintomas de dor, que é a famosa lombalgia, como dito, lombalgia é o conjunto de sinais e sintomas sentidos na região lombar, não se trata de um diagnóstico, muito menos de uma patologia, existem diversas causas que podem levar a essa condição.
Possíveis causas
Os sintomas sentidos na coluna lombar, podem estar associados a diversos fatores e a outros seguimentos do nosso corpo, vamos elucidar alguns aqui, para podermos descrever que as causas podem estar localizadas, próximas e distantes do local da dor.
- Uma lombalgia pode estar associada a, hernias lombares, condições degenerativas da coluna lombar, fixação articular das vértebras lombares, pontos gatilhos da musculatura lombar e desequilíbrio dessa musculatura, frouxidão ligamentar, condições essas sendo consideradas locais.
- Uma lombalgia pode estar associada a, restrição de mobilidade sacral, quadris e coluna torácica, condições degenerativas desses mesmos seguimentos, condições essas sendo consideradas próximas ao local da dor.
- Uma lombalgia pode estar associada a, disfunções de mobilidade diafragmática, alterações de mobilidade visceral, disfunções de cintura escapular, condições essas sendo consideradas distantes do local da dor.
Elucidamos alguns fatores dentre diversos que são encontrados, quando o assunto é lombalgia, percebe-se que na avaliação dessa condição quando trazida for pelos nossos pacientes é de extrema importância uma avaliação global do paciente e não somente do local da dor.
Explicar para nossos pacientes que ele não esta sentenciado e que estar ativo fisicamente é muito importante para melhora do quadro funcional e clínico dele, ajudará junto a conduta terapêutica a ser tomada.
Explorar a literatura e buscar-se atualização contínua é de extrema importância para abordarmos cada vez mais de forma acertiva em nossos tratamentos, esperamos aguçar a sua busca e conte conosco em qualquer dúvida ou auxílio, ficamos a total disposição em todos nossos canais de comunicação, FRATERNAL ABRAÇO!
- Atlas de Anatomia Humana, Netter.
https://amzn.to/2Mlfjl6
- Fisioterapia Ortopédica, Exame, Avaliação e Intervenção.
https://amzn.to/31m1kku
- Atlas de Anatomia Humana, Netter.
https://amzn.to/2Mlfjl6
- Fisioterapia Ortopédica, Exame, Avaliação e Intervenção.
https://amzn.to/31m1kku
Comentários
Postar um comentário