
Para ponto de partida, a ATM tem como inervação o V par de nervo craniano, trigêmeo, que também é responsável pela inervação sensitiva do cranio, aqui já identificamos uma primeira associação, pois uma disfunção na ATM, pode me levar a ter dores de cabeça, por estarmos falando da mesma inervação que está tendo uma modulação nociceptiva, o contrario também é verdadeiro.
Outro ponto importante de associação da ATM envolvendo a sua inervação é que um dos núcleos do nervo trigêmeo, encontra-se na cervical superior, o que nos sinaliza que uma DTM, poderá sim modular uma cervicalgia, assim sendo, o oposto sendo verdadeiro.
Vale destacar também, que a ATM tem a sua localização próxima ao ouvido interno/labirinto, essa estrutura que é responsável pelo equilíbrio e pela informação de posicionamento da cabeça em relação ao corpo, identificamos então, uma outra associação, que uma DTM pode modular, tonturas, vertigens por exemplo, podendo não estar associado a uma labirintite e sim há uma restrição mecânica articular.
É muito importante em alguns casos trabalharmos juntos com dentistas, buco maxilas, pois, em problemas dentários e de oclusão, o nosso tratamento manual será complementado pela abordagem odontológica, e o contrario também é verdadeiro, um problema odontológico também pode ocasionar e desencadear uma disfunção mecânica, a abordagem multidisciplinar é muito importante.
Outras associações também podem ser destacadas em casos de disfunções de ATM, como dores na cintura escapular e coluna torácica, devido as diversas formas de comunicação existentes em nosso organismo. Poderíamos citar diversas formas de adaptações que o nosso organismo pode tomar, destacamos as mais presentes e lembramos que dentro do nosso corpo tudo pode acontecer.
Não viva com dor, busque sempre intervir!
- Terapia Manual nas Disfunções da ATM.
https://amzn.to/2LWUUnm
Comentários
Postar um comentário